Este Blog é direcionado a todas as pessoas que precisam de informações sobre o bom uso da Língua Portuguesa. Todos os textos possuem referência para maiores consultas. O maior objetivo é direcionar a pesquisa, sugerindo livros, sites e autores consagrados na área para uma maior segurança nas informações... Agradeço a visita!


Elaborar RESUMO

RESUMO OU SINOPSE

Sinopse ou resumo são palavras de significação muito aproximada (os dicionários incluem-nas  no mesmo verbete  como sinônimos de síntese, condensação, epítome), mas na área da documentação bibliográfica, costumam ser empregadas com acepções específicas.
Tipos de resumos
Resumo indicativo é um sumário narrativo , que exclui dados qualitativos e quantitativos e não dispensa a leitura do texto.
Resumo  informativo é uma condensação do conteúdo , que expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões, dispensando a leitura do texto.
Resumo informativo / indicativo é a combinação dos dois tipos já citados. Pode dispensar a leitura do texto quanto ao seu aspecto fundamental (tese, conclusões), mas não quanto aos demais aspectos.
Resumo crítico ou recensão, redigido por especialista, é uma análise interpretativa do documento.

Segundo a ABNT /NB-88, de 1975, recomenda-se que os resumos tenham as seguintes extensões:


Documento
Extensão

Notas e comunicações breves
até 100 palavras

Monografias e artigos
até 250 palavras


Relatórios e teses

até 500 palavras




Fonte: GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever , aprendendo a pensar. 16ª ed.RJ: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1995.







RESUMO
O resumo deve:
1- apresentar as ideias mais relevantes do original, indicando sucintamente:
a- o assunto e o propósito do trabalho;
b- o aparato , ou aparelhagem, de que, se for o caso, se serviu o autor nas suas pesquisas e experiências;
c- o método adotado;
d- os resultados e as conclusões.
2- ser redigido em linguagem objetiva e impessoal, sem qualquer juízo  ou apreciação crítica sobre o mérito e as falhas do trabalho (isso compete às recensões críticas).
3- Ser inteligível por si mesmo , como se fosse uma peça autônoma;
4- Destacar com a devida ênfase a contribuição pessoal do autor;
5- Ser feita de forma a levar o leitor à leitura do original.