Um currículo deve ser simples, objetivo e verdadeiro!!!Jamais invente!
Estrutura:
- Dados pessoais: Evite pôr o número de documentos de identidade, idade e estado civil são opcionais.
- Objetivo: colocar de forma resumida e objetiva o cargo desejado.
- Qualificações: destacar as qualidades mais marcantes do porfissional.
- Histórico profissional: na regra geral é bom usar a 3ª pessoa.
- Formação acadêmca: cursos ccomplementares, apresentar esses itens em tópicos.
- Informaões adicionais: palestras e cursos ministrados, atividades voluntárias...
Para manter a objetividade ao escrevê-lo é importante utilizar a 3ª pessoa , nada de utilizar o " eu". Agora, dependendo da posição desejada, o uso da 1ª pessoa deve ser considerado, pois esse uso demonstra " agressividade" e " ousadia".
Não há necessidade de uma foto, a não ser que esteja procurando um trabalho onde a aparência seja fundamental, evite a foto se não for pedido expressamente.
Não use frases nem os termos chamados " clichês" , são aqueles termoos comuns e que já cairam de uso, como por exemplo: " procuro empresas que sejam desafiadoras e valorizem o profissional", " mão na massa"...
Ao enviar um currículo por e-mail é importante saber quem vai receber seu currículo e se a vaga é ndicada para seu perfil, faça um texto curto de apresentação, como a sugestão a seguir:
Assunto: Currículo para a vaga de vendedora
Mensagem: Boa tarde. Meu nome é Maria da Silva e gostaria de me candidatar à vaga de gerente de marketing. Meu currículo segue anexo.
EXEMPLO:
Jordana Romero Silva Motta
Casada, 33 anos.
Rua Maria Cândida, 729, Vila Guilherme, CEP 02071-001, São Paulo – SP
Telefone: 11 66414682
e-mail para contato: jordanamotta@ig.com.br
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/8433454642790889
http://lattes.cnpq.br/8433454642790889
Objetivo
Lecionar Língua Portuguesa no Ensino Superior
Qualificações
Atuação há mais de dez anos na área da educação como docente no ensino Fundamental, Médio e especializada no Superior.
Histórico profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo( IFSP ) - atual
Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio, de Técnicas de Redação Empresarial e Comercial e de Comunicação e Expressão no Ensino Superior.
Docente de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo – abril/2001 a março/2010
Formação Acadêmica
Mestranda em Educação na FEUSP ( Faculdade de Educação da USP ) atual
Pós-Graduação Latu-Sensu em formação de professores com ênfase no Ensino Superior no IFSP ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ) atual
Graduação em Letras/Inglês na FAFIJA ( Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras do Norte do Paraná)2000.
Idiomas
Português e Espanhol fluentes. – Inglês intermediário.
LIBRAS - curso básico de 40 horas.
Informações Adicionais/Participações em Eventos
- Apresentação Oral no 13º congresso brasileiro de língua portuguesa, 2010. (Congresso) título: As metáforas usadas na sala de aula.
- Palestra ministrada no curso: Pós-graduação Latu-Senso em formação de professores com ênfase no Ensino Superior, Trajetória às avessas: Primeiras experiências em docência no Ensino Superior Público.
- Apresentação Oral na II Semana de Educação, Ciência e Tecnologia, 2009. (Seminário) título: O Perfil do Educador no Brasil Colônia
- Participação como ouvinte no Fórum de Educação Campus-Elsevier, 2009.
- Revisão de texto para o Boletim do IFSP – 1º sem./ 2010.( disponível em WWW.ifsp.edu.br )
- Participação da Comissão Organizadora do II Seminário IFSP : Formação de professores para educação básica superior nos dias 21 a 23/09 de 2010.
Referências Bibliográficas
O Currículo. GUIA DA LÍNGUA. Revista Língua. 2010.ed. Segmento.p.64-5.